Dados Gerais


Bonito fica localizada em um dos vales do planalto da Bodoquena, vulgo “Serra da Bodoquena”, a 315 metros em relação ao nível do mar, com um clima tropical de temperaturas médias de 32C. O Solo da região é rico em calcário, uma rocha sedimentar originário de algas e conchas, do extinto Mar de Corumbá. A extração deste mineral é uma das atividades econômicas da cidade.
Devido a formação geológica, as águas são ricas em calcário e magnésio, que decantam as partículas normalmente em suspensão em rios normais, proporcionando um elevado grau de visibilidade subaquática e diferentes tons d’água. Algumas delas as mais cristalinas do mundo. Os principais afluentes são os rios Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Anhumas, Olaria e Miranda.
O município fica localizado a 265 km a sudoeste da capital do estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo em nível mundial, sendo  considerado o melhor destino de eco-turismo suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, as cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Sendo  a principal atividade da região.

A cidade recebe mais de 100 mil visitantes por ano, e conta com uma complexa estrutura turística, onde operam 33 agências de Turismo, oferecendo 25 atrativos naturais e 33 atividades que oferecem cerca de 80 guias de turismo credenciados e especializados em recursos naturais. A prefeitura municipal gerencia dois atrativos, o balneário Municipal do Rio Formoso e a Gruta do Lago Azul, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.
Os atrativos turísticos de bonito têm como características principais, a participação da iniciativa publica e privada, licenciamento ambiental, capacidade de suporte, acompanhamento de profissionais especializados, e o monitoramento ambiental realizado pela prefeitura municipal, o ministério publico estadual, empresários e profissionais do setor, além dos turistas.
Bonito conta ainda com seu próprio órgão de gestão turística, o Conselho Municipal de Turismo, a COMTUR, tendo em sua constituição 14 membros, sendo dois membros do poder publico federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 4 membros do poder executivo municipal, e 8 membros da sociedade civil organizada: a Associação Bonitense de Agências de Turismo (ABAETUR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Bonitense de Hotelaria (ABH), Associação Comercial e Empresarial de Bonito (ACEB), Associação de Guias de Turismo de Bonito (AGTB), Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (ATRATUR), Cooperativa dos prestadores de serviços turísticos (COOPERBON), e o Sindicato Rural e Patronal de Bonito. A COMTUR tem a finalidade de fomentar e formalizar a atividade turística no município, tendo com órgão consultivo a FUMTUR, Fundo Municipal de Turismo, que é mantido por recursos provenientes da visitação turística do Balneário Municipal do Rio Formoso e da Gruta do Lago Azul.
O Órgão criou em 1995 o VOUCHER ÚNICO, com o objetivo de controlar a arrecadação tributária, a capacidade máxima e a visitação em cada atrativo turístico.

Possuía na década de 70 o total de 7.913 habitantes, sendo 80% da população rural e 20% urbana, devido ao fato da principal economia da cidade ser a Pecuária. Em 1980 há o inicio do processo de migração para a atividade agrícola e chegada de investidores de outros estados, sendo futuramente proprietários dos primeiros atrativos turísticos, na época  a população era de 11.014, com população rural de 54% e urbana 46%. A acentuação da população urbana e o declínio da população agrícola de forma vertiginosa até o ano 2000 se deve a fato do fortalecimento do turismo, e  da ocupação migratória, contando nesse ano com uma população urbana de 76% e apenas 24% rural. Para termos uma idéia da projeção da cidade em âmbito nacional e internacional, de 1996 ate o ano de 2006 houve um aumento de 95% d fluxo turístico, com uma leve queda de 8% nos anos de 2003 a 2006. A arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) em 2006 foi de 1 milhão e 895 mil reais, com a participação de 38% do turismo devido a queda de fluxo dos 3 anos anteriores. O Produto Interno Bruto (PIB) de 2007 foi de 157 milhões e 384 mil reais. Bonito ainda possui o menor índice de criminalidade do estado do Mato Grosso do Sul, segundo a Associação dos Delegados de Policia do Mato Grosso do Sul (ADPMS), ou seja a mais segura dentre seus 78 municípios, ocupando ainda o décimo oitavo Índice de Desenvolvimento Humano ( IDH) do Estado.